Conheça alguns sintomas e dicas sobre o distúrbio por trás do ronco.

A medida que aprofundamos no sono, os nossos músculos ficam cada vez mais relaxados. Em pacientes predispostos, esse relaxamento muscular faz com que as vias respiratórias sejam obstruídas, levando a vibração dos tecidos e consequentemente ronco.
Quando o quadro se agravada, essa obstrução pode levar a doença conhecida como Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Veja alguns sintomas abaixo:
Sintomas
Baixo rendimento escolar ou no trabalho;
Cansaço e/ou fadiga muscular
Dificuldade de concentração
Depressão
No estado de São Paulo, calculasse que mais de 30% da população sofram atualmente de apneia.
Confira 5 dicas essenciais:
Dicas
1. Atividade física
Corrida, caminhada, natação, malhar… estudos demonstram que a pratica de atividade física melhora na sonolência diurna, no humor e na qualidade de vida de apneicos.
2. Postura
A tática de deitar de lado pode mesmo amenizar o barulho do ronco. Quando deitamos de barriga para cima, a língua relaxa e atrapalha a respiração.
3. Bebida alcoólica
Evitar o bebidas alcoólicas em excesso antes de dormir também facilita a vida de quem ronca, já que álcool estimula o estreitamento da garganta.
4. O CPAP
A sigla (em ingles) do equipamento significa pressão positiva contínua nas vias aéreas. É indicado para casos que não são resolvidos com mudanças de hábito ou cirurgia.
5. Cirurgia
Com o auxílio de alguns exames, pode-se averiguar que situações são solucionadas de vez com o procedimento cirúrgico .
Um dúvida que todo mundo tem e que está errada, é que, nem toda pessoa que ronca tem apneia, mas é um sinal para procurar um médico.

Agende uma consulta agora e faça uma avaliação completa!