top of page

Rinosseptoplastia: saiba mais

Além de melhorar a capacidade respiratória, a cirurgia pode trazer resultados estéticos



A rinosseptoplastia nada mais é, que a cirurgia que combina o tratamento de desvio do septo com a rinoplastia. Quando existe a indicação dos dois procedimentos, o ideal é que sejam realizados numa mesma cirurgia. Os resultados do pós-operatório costumam ser muito melhores, tanto da parte estética quanto da parte funcional.


Quem realiza a cirurgia?

Tanto o otorrinolaringologista quanto o cirurgião plástico estão habilitados a fazer a cirurgia de rinosseptoplastia. De forma geral, quando o paciente se queixa de dificuldade respiratória ou existe a preocupação de a cirurgia piorar a parte funcional do nariz, o otorrinolaringologista deve ser procurado.


Pré-operatório

São tiradas fotos para estudo das técnicas cirúrgicas e acompanhamento pós-operatório. Pode ser necessário exame de tomografia da face para avaliar as estruturas internas.

Como qualquer cirurgia, são solicitados exames gerais de sangue. A avaliação com um clínico geral ou cardiologista é importante, e conforme esta avaliação, podem ser necessários exames adicionais.


Cirurgia

Pode ser feita de forma aberta ou fechada:


Na via aberta, é feita uma incisão na pele e descolado o nariz. Esta via é melhor quando são necessárias correções mais complexas, pela melhor visualização das estruturas nasais. O corte é discreto e quase imperceptível com a cicatrização.


Na forma fechada, a incisão é feita dentro do nariz, sem pontos externos. Geralmente é feita quando os problemas são mais fáceis de corrigir ou quando o paciente tem histórico de problemas de cicatrização da pele.


Das duas formas, a cirurgia em geral começa com a correção do desvio de septo. A cartilagem desviada removida é usada como enxerto para remodelar a parte estética. Os passos realizados pelo médico variam conforme o que se pretende modificar.


Anestesia

A anestesia pode ser local com sedação ou geral. Cada método apresenta vantagens e desvantagens e a escolha precisa ser avaliada individualmente.



Pós-operatório

Costuma ter dor leve, resolvida com analgésicos. É comum a sensação de nariz entupido, devido ao inchaço das estruturas nasais internas. A respiração tende a melhorar entre a primeira e a segunda semana. É importante fazer uma boa limpeza nasal, várias vezes ao dia, para evitar acúmulo de secreções que possam infeccionar.


Quanto à posição para dormir, a pessoa deve dormir com a cabeça elevada na primeira semana e evitar dormir de lado, para não ter dor caso pressione o nariz contra o travesseiro. É recomendado também, evitar a exposição solar e usar protetor solar até em ambientes internos.


Saiba mais sobre rinoplastia: Rinoplastia estética ou funcional?

Saiba mais sobre septoplastia: Correção de Desvio de Septo

bottom of page