top of page

Rinite e animais de estimação

Os animais de estimação ganham cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. De acordo com dados do IBGE, eles já ultrapassaram a casa dos 52 milhões



Os pacientes alérgicos que possuem animais de estimação podem sofrer com os sintomas da rinite alérgica como: espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, olhos e garganta.


Muitas vezes nesses casos surge a pergunta: eu posso ter animais de estimação? A resposta é: PODE! Mas são necessários alguns cuidados.


Grande parte dos casos são provocadas por ácaro. Acontece que a descamação da pele dos animais favorece essa proliferação. Isso faz com que os animais, na maioria das vezes, sejam um catalizador nesse processo.


Para evitar essas crises é essencial que:


  • O ambiente esteja sempre limpo e bem arejado;

  • Os animais não permaneçam no quarto e na cama onde a pessoa dorme;

  • Lave sempre as mãos, o rosto e realize a lavagem nasal depois de brincar com ele;

  • Sempre mantenha a higiene do pet em dia;

  • Se a pessoa ainda estiver pensando em adotar, dê preferencia a pelos curtos;

  • Também se deve evitar beijar ou aproximar demais o nariz da pelagem.


Em casos em que os sintomas não melhoram ou em caso de outras dúvidas, é preciso buscar a orientação de um médico otorrinolaringologista, que ira avaliar o quadro completo e indicar quais serão os próximos passos.


"A boa noticia é que você pode sim viver em perfeita harmonia com seu bixinho de estimação. Assim como eu vivo e amo muito o meu!"



bottom of page