Confira algumas curiosidades sobre Perda Auditiva e algumas formas de prevenir esse mal

A audição é ameaçada constantemente pela poluição sonora. O barulho do trânsito, o som alto das festas e até ao ouvir música em fones de ouvido prejudicam muito a saúde auditiva e podem causar danos graves.
Confira algumas curiosidades:
1. Os principais fatores envolvidos com a perda auditiva são exposição a ruídos e predisposição individual, sendo que se sabe que pessoas brancas são mais suscetíveis que as negras, principalmente as com olhos azuis;
2. Quem fala alto deve ser submetido a uma audiometria, embora, na maioria dos casos, é apenas um costume individual ou familiar, como deixar o som alto do rádio ou TV;
3. A perda auditiva tende a ser maior quanto mais tempo a pessoa é exposta a ruídos. Se a pessoa está em uma discoteca, onde o volume da música e dos ruídos pode chegar a 100dB (decibéis), especialmente próximo às caixas de som, deve ir a uma área externa ou mais calma por cerca de 15 minutos com o intuito de que o sistema auditivo se repare.
4. Perto de 5% das perdas auditivas são associadas ao uso fones de ouvido para ouvir música ou outras mídias. A orientação é de que o volume do fone de ouvido seja ajustado em um ambiente silencioso e o volume não deve ser aumentado ao sair a rua por exemplo.
5. Ruídos começam a ser lesivo a partir de 85dB. A orientação é até oito horas a 85dB, quatro horas a 90dB, uma hora a 100dB, 15 minutos a 110dB e sete minutos a 115dB;
6. O diagnóstico mais recomendado de perda auditiva é realizado por meio de um Otorrinolaringologista com o exame audiométrico;

Antes de falar sobre prevenção é importante compreender quais os tipos de perda auditiva e seus tratamentos.
Surdez neurossensorial é quando ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. Raramente têm tratamento.
Surdez por condução, ela pode ocorrer pelo rompimento do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo ou introdução de algum material no canal auditivo.
Surdez central também chamada de presbiacusia, ela ocorre à medida que envelhecemos por conta do desgaste natural do sistema auditivo.
Como prevenir a surdez
De uma maneira geral, estas dicas ajudam a prevenir os casos de surdez:
Nunca coloque qualquer objeto, incluindo cotonetes, dentro de seu canal auditivo. Se o fizer, pode acabar forçando a cera para dentro e entupir o canal ou danificar o tímpano.
Tomar a vacina contra sarampo e caxumba, os efeitos colaterais podem causar surdez. Se você for uma mulher em idade de engravidar, consulte seu Otorrino sobre possíveis métodos de imunização contra a rubéola.
Quanto mais precoce for o diagnóstico de perda auditiva, maiores são as chances de ter um bom resultado.
Agenda uma consulta conosco e faça uma avaliação geral.