Saiba como identificar e tratar uma fratura do nariz

A fratura do nariz acontece quando existe uma quebra nos ossos ou cartilagens. As causas mais frequentes são as quedas, acidentes de trânsito, agressões físicas ou esportes de contato.
O sintoma mais evidente de um nariz quebrado é a deformidade do nariz, já que o osso pode ser deslocado, alterando assim o formato.
Muitas vezes, a fratura do nariz é simples e não causa alteração no aspecto do nariz. Nesses casos, é bom se ater ao surgimento de sintomas como:
- Dor e inchaço no nariz;
- Manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos;
- Sangramento do nariz;
- Muita sensibilidade ao toque;
- Dificuldade ao respirar pelo nariz.

Detectada a fratura, é recomendável colocar uma compressa fria ou gelo no nariz, por cerca de 10 minutos, para diminuir a dor e não mexer, nem tentar colocar o osso no lugar, para não piorar a lesão. É de suma importância procurar imediatamente um pronto-socorro para avaliar a fratura e marcar uma avaliação com um médico especialista.
Em caso de sangramento, deve-se permanecer sentado ou com a cabeça inclinada para frente (para que o sangue não acumule na garganta) e respirar pela boca. Se o sangramento for intenso, pode ser colocado um algodão para tampar a narina, sem empurrar muito. Não se deve assoar o nariz em hipótese alguma, para não piorar a lesão.
Se você é diagnosticado com um nariz quebrado, siga as instruções do seu médico.
O seu médico irá indicar quais procedimentos e medicamentos virão a seguir. Geralmente em até 1 mês, a fratura do nariz deve estar solucionada, e o inchaço desaparecerá. A partir dai é feita mais uma avaliação para ver se será preciso de outros procedimentos no futuro.
- Para reduzir o risco de um nariz quebrado use proteção ao praticar esportes de contato ou ao andar de bicicleta ou moto e use o cinto de segurança ao dirigir.